Alimentação proteica para abelhas sem ferrão – passo a passo
Se você precisa alimentar melhor suas abelhas aqui está como.

Como prometido em outro artigo, vou mostar com fotos como costumo fazer a alimentação com pólen para algumas de minhas colmeias de abelhas nativas.
Resumidamente, eu derreto cera mista num pote em banho maria.

Equanto a cera derrete, demora uns 5 minutos, separo as tampinhas, coloco pólen triturado. Tem quem faz uma maçaroca com mel da abelha que será servida, ou usam de apis, eu já fiz assim, mas hoje em dia apenas massero bem o pólen, nessa receita, dessa vez, achei o pólen muito duro e não tive sucesso em amassar eles. Acredito que não terei problema pois as abelhas nativas não usam o produto diretamente, antes eles são processados, fermentados, por enzimas e leveduras. Já observei elas fermentarem na tampinha mesmo, mas na maioria das vezes elas levam para os potes de cera em algum lugar na colmeia.



Após feito, é hora de colocar nas colmeias que estão precisando de alimento proteico.



Vejam, nessa última foto já são as mandaçaias a colher a cera para reaproveitar nas estruturas internas e a pegar as proteína. Foto tirada no dia seguinte a colocação das tampinhas do Método que criei.
E por fim, o ideal mesmo é você plantar plantas que tenham bastante néctar, como mutre, sennas, mimosas… mas ai fica para um próximo texto quais plantas as abelhas nativas mais gostam.
Seja o primeiro a comentar!